Como a mobilidade urbana se relaciona com os Coworkings

Como a mobilidade urbana se relaciona com os Coworkings

Tempo de leitura: 3 minutos

A mobilidade urbana nunca deixou de ser pauta no universo empresarial. Os maiores polos comerciais das cidades possuem infraestrutura pensada para dar suporte a todos os que trabalham na região. E, como sabemos, isso sempre foi um atrativo para colaboradores e líderes corporativos, já que morar perto do trabalho é um sonho de todos. Ou não mais?

Uma pesquisa realizada  pela QuintoAndar, startup brasileira de aluguel e venda de apartamentos, mostra que morar perto de onde se trabalha não é mais o foco de pelo menos 42% dos mil entrevistados (GLOBO, 2021) pela empresa. Sendo o objetivo da pesquisa entender as prioridades das pessoas na hora de se mudar de casa, o levantamento  revelou  que economia e tranquilidade representam vantagens maiores para 13% e 7%, respectivamente, dos respondentes. Estes são dados que, com certeza, continuarão a influenciar no quesito da mobilidade urbana, ainda mais agora, já que a volta ao escritório está sendo cada vez mais normalizada. 

Fato é que, residindo perto ou longe do trabalho, aproveitar a mobilidade urbana com mais tranquilidade e economia é sinônimo de se exercitar e, como consequência, levar uma vida mais tranquila e feliz. E isso pode ser ainda mais vantagem neste momento, quando o preço dos combustíveis disparou. 

Há opções para que as próprias empresas incentivem seus colaboradores a aproveitarem a mobilidade urbana de forma mais ampla. O básico é oferecer uma infraestrutura preparada para receber, por exemplo, ciclistas – como bicicletário, banheiro com chuveiro e armário. Outra maneira de incentivar é flexibilizando os horários de entrada e saída. Mais uma excelente ideia é oferecer a possibilidade de um grupo de caminhada matinal ao trabalho, de maneira que todos os que moram perto da empresa possam fazer o mesmo caminho e aproveitar o ambiente da região.

A conscientização é uma outra maneira de incentivar o aproveitamento da mobilidade urbana. Convide profissionais de saúde para pequenas palestras sobre problemas cardiovasculares, diabetes tipo 2, osteoporose e doenças psicológicas, ou mesmo especialistas que mostrem o quanto podemos contribuir, inclusive, com o meio ambiente ao optarmos pelo descolamento do trabalho para a casa por meios alternativos, saudáveis e sustentáveis.

São estas pequenas diferenças que, ao mesmo tempo que demonstram consideração por parte do gestor para com os colaboradores, impulsionam a vontade de se aproveitar a mobilidade urbana de variadas formas, além de incentivar as pessoas que não estão praticando exercícios e, o melhor, criar uma união ainda mais forte entre todos da equipe.

O Coworking São Paulo, que fica na Alameda Santos 415, recebe pessoas desde o metrô Brigadeiro, além das que utilizam as próprias bicicletas  ou as de aluguel, nos totens nas adjacências do prédio. 

E você? Como tem aproveitado a mobilidade urbana da sua região? Você pode aproveitá-la ainda mais e ainda encontrar uma nova forma de trabalhar aqui, no Coworking São Paulo!