Benefícios do trabalho híbrido

Benefícios do trabalho híbrido

Tempo de leitura: 4 minutos

Durante a pandemia, toda a nossa rotina teve que ser adaptada para continuarmos  realizando nossas atividades de forma segura. De forma imediata, a  maioria das empresas optou por adotar o home office para proteger os seus colaboradores, evitando o transporte público e o convívio em grupo dentro de espaços fechados, como os escritórios corporativos. Esse tempo de adaptação, testes e mudanças na rotina adiantou uma evolução que já era iminente na forma como trabalhamos. 

Agora, mais de um ano e meio depois desde o início da quarentena, muitas organizações  consideram uma opção válida e vantajosa a implementação de modelos alternativos de trabalho, como o  híbrido, que permite aos  funcionários a liberdade de escolher entre trabalhar de casa, no escritório ou onde quiserem e quando quiserem, dentro da carga horária designada para cada posição. Este modelo, além de valorizar mais o conforto e a flexibilidade, ainda traz benefícios para a própria empresa, pois reduz o custo operacional, proporciona mais segurança e ainda incentiva e aumenta a produtividade do time .

Este formato de trabalho está ganhando cada vez mais força com o avanço da vacinação e o retorno gradual das atividades presenciais. Já com um histórico de todas as possíveis vantagens do modelo, algumas empresas passaram a considerar os Coworkings como opções seguras, econômicas e adequadas para abrigar seus times que atuam de forma híbrida. 

 

Qual é o formato de trabalho adotado por sua empresa? Se as decisões ainda não foram tomadas em sua companhia, veja a seguir as vantagens do trabalho híbrido de forma detalhada: 

 

  • FLEXIBILIDADE:  é a principal característica do trabalho híbrido. Além de as  empresas estarem de olho nessa possibilidade, os próprios funcionários estão começando a se posicionar a favor de rotinas mais flexíveis no dia a dia pós-covid. Para se ter uma ideia, uma pesquisa divulgada em uma reportagem da CNBC apontou que, nos Estados Unidos, 75% dos funcionários estão dispostos a abrir mão de pelo menos um benefício trabalhista para ter uma rotina mais flexível.
  • ECONOMIA: para as empresas, é possível reduzir o custo com locação de escritórios ou espaços corporativos, vale transporte, insumos para o escritório (café, papel higiênico etc.), energia, água entre outros. Aqui, no Coworking São Paulo, por exemplo, nós otimizamos o uso do seu escritório em até 300% e você ainda pode garantir que os seus colaboradores trabalhem em locais apropriados e que seguem os protocolos sanitários.

Já os próprios colaboradores economizam tempo, pois não precisarão mais se deslocar todos os dias da semana ou podem trabalhar de qualquer outro local próximo às suas residências, custo com combustível (no caso de quem utiliza o próprio veículo para ir e voltar do trabalho) e com alimentação. 

  • INFRAESTRUTURA: apesar de estarmos vivendo um momento de velocidade nas evoluções, nem todas as empresas conseguem acompanhar e oferecer a estrutura ideal para que seus colaboradores adotem por completo esse modelo. Por isso, espaços como o Coworking São Paulo são a solução ideal e confortável para começar a experimentar novas formas de trabalho dentro da sua empresa.

 

Todas essas mudanças afetam positivamente o bem-estar dos funcionários e estão diretamente relacionadas à diminuição do stress no trabalho e ao aumento de produtividade.

No entanto, para que as mudanças deem certo é preciso entender a sua cultura corporativa e avaliar como cada equipe se comporta dentro deste modelo. A pandemia foi uma grande experiência e pode ter trazido grandes insights a respeito de produtividade, economia, adaptação e bem-estar. Fato é que entramos em uma nova era e o futuro já está mais próximo do que imaginamos.

Já escolheu o melhor modelo para a sua empresa? Nós podemos te ajudar!
Clique aqui e fale com nossos especialistas.