Retorno ao trabalho presencial

Retorno ao trabalho presencial

Tempo de leitura: 4 minutos

Com o avanço das medidas de proteção à covid-19, no último mês observamos o mercado retomando a análise não só da volta do trabalho 100% presencial, mas também a  implementação dos novos modelos que apareceram e se normalizaram durante o isolamento – como exemplo, o modelo híbrido. Contudo, o retorno presencial já é uma realidade e, mesmo que recente, leis, dados e fatos podem ser analisados para que as empresas tenham em mãos condições de disponibilizar opções que se adequem aos seus objetivos.  Mas o que dizem as empresas? E os colaboradores? É isso que vamos falar no texto de hoje! 

A opinião das empresas

Recentemente, uma pesquisa do Instituto KPMG mostrou que 52% das empresas tinham a intenção de trazer de volta seus colaboradores para um regime presencial ainda no ano passado, já 40% pretendem voltar até o final do semestre e 8% apenas no segundo semestre.

De qualquer forma, independente das intenções, a maioria das empresas pretende implantar o formato híbrido, proporcionando mais flexibilidade ao dia a dia da empresa e das equipes. 

E no Coworking São Paulo, por exemplo, muitas empresas já estão de volta e em diferentes formatos, comprovando essa forte tendência do trabalho híbrido. Como oferecemos um ambiente seguro e preparado para os nossos residentes, a nossa estrutura é capaz de fornecer exatamente  o que as empresas precisam para que todas as regras e orientações sejam seguidas, garantindo a segurança dos funcionários e de todos que convivem em nossos espaços. 

A opinião dos colaboradores

Agora que entendemos um pouco da intenção das empresas e de como pretendem trabalhar na volta ao formato presencial, precisamos inverter o foco para entendermos como pensam os colaboradores. O que eles preferem?

Ao longo dos meses, ou melhor, dos últimos dois anos, em que precisamos nos adaptar para trabalhar de casa, moldamos a nossa rotina em torno das nossas atividades do dia a dia e, aos poucos, fomos nos habituando a essa nova realidade. 

Por isso, as pesquisas apontam que a volta ao modelo tradicional não vai ser tão fácil quanto parece. Em grandes metrópoles, uma parte estressante do dia a dia foi eliminada, já que as horas perdidas no trânsito de volta pra casa ou na ida para o trabalho não são mais motivo para tanta preocupação. Trabalhar de casa, apesar de tudo, ainda é capaz de trazer certos pontos positivos relacionados à qualidade de vida. Isso justifica, por exemplo, o fato de muitas empresas optarem pela implementação do formato híbrido, visando amenizar essa mudança brusca, do home office para o trabalho 100% presencial, e deixá-la o mais tranquila possível. 

Equilibrar o trabalho remoto somado ao presencial pode ser uma vantagem, e a vontade dos funcionários nos mostra isso. Claro, sem desconsiderar as vantagens que o trabalho presencial nos proporciona, principalmente no que diz respeito a agilidade na hora de executar certas tarefas ou resolver certos problemas. Sendo assim, o retorno deve ser muito bem planejado e executado, visando beneficiar tanto as pessoas que se mostraram mais produtivas em casa quanto as que priorizam a convivência entre equipes e seus benefícios sociais/profissionais. 

Síntese das opiniões 

Uma pesquisa feita pela empresa de recrutamento Robert Half, que seleciona profissionais especializados para cargos de média e alta gerência, apontou que 86% dos entrevistados gostariam de continuar a trabalhar remotamente com mais frequência, mesmo quando as restrições relacionadas à pandemia se flexibilizaram. Já uma outra pesquisa, realizada pela Fundação Dom Cabral em parceria com a Grant Thornton Brasil (VALOR INVESTE), mostrou que 58% dos brasileiros se sentem mais produtivos ou “significativamente mais produtivos em home office” em 2021. Em 2020, na versão anterior dessa mesma pesquisa, esse índice ficou em torno de 44%. 

No Coworking São Paulo, temos nossas salas de descompressão e ambientes confortáveis para a interação dos colaboradores, oferecendo o conforto que faz com que o espaço esteja preparado para receber as pessoas de forma ideal. 

A chance de inovar e evoluir a nossa relação com o trabalho, com as pessoas e, acima de tudo, com a nossa qualidade de vida veio de um período muito preocupante e delicado para o mundo, mas que mudou  a nossa forma de planejar e implementar novos modelos de âmbito profissional. Nesse meio tempo, tivemos a chance de evoluir e criar estratégias que proporcionam  maior produtividade, criatividade e engajamento entre as equipes. Uma rotina que seja capaz de oferecer um ambiente adequado, leve e, principalmente, uma boa qualidade de vida, com conforto para colaboradores e gestores. 

No Coworking São Paulo você encontra diversas opções para planejar a retomada da sua empresa com segurança e qualidade. Confira nossos planos e fale com nosso time. Venha retomar com a gente!