Sua empresa em um Coworking?

Sua empresa em um Coworking?

trabalhar em coworking
Tempo de leitura: 6 minutos

“O que é Coworking?” Esta é  uma pergunta simples de se responder.

Trata-se de um ambiente onde estão alocadas empresas de diversos ramos, que  buscam um local que as ajude no aumento da produtividade e da criatividade; uma atmosfera de comunidade.

Há quem pense que trabalhar em um espaço compartilhado seja sinônimo de distração, mas esta afirmação está mais do que equivocada

Além desses espaços, geralmente, um Coworking oferece diferentes estilos e tamanhos de salas privativas e salas de reunião. Alguns também possibilitam a montagem de um escritório sob medida (ou Built to Suit), seguindo toda a sua filosofia e cultura da empresa contratante. 

E vale destacar que o formato de escritório compartilhado não é tão atual. A possibilidade de se trabalhar em um ambiente compartilhado surgiu há alguns anos.

Onde e quando surgiu a ideia do Coworking

O termo Coworking  surgiu em meados dos anos 2000, pelo desenvolvedor de jogos Bernard DeKoven. No entanto, o formato já era utilizado há anos, por exemplo, na década de 80.

Naquela época, os avanços tecnológicos da informação ajudaram a modificar o modo de pensar das empresas, e isso contribuiu para uma transformação expressiva nos modos, nos formatos e nas exigências das empresas.

Esse contexto social, econômico e tecnológico foi determinante para que as empresas se tornassem menos hierárquicas e mais preocupadas com o desenvolvimento profissional individual dos seus colaboradores. Através disso, surgiu a necessidade de mudança.

O sistema de espaço organizacional dos postos de trabalhos não poderia mais ser o mesmo se quisesse se adequar às novas demandas, já que um dos principais objetivos agora era a redução dos custos operacionais, para assim poder focar de vez na qualificação dos funcionários, e no aumento da agilidade dos processos de produção.

Essa mudança de mentalidade e formato foi muito importante para o crescimento das empresas desde então, e possibilitou o trabalho mais flexível, dando maior liberdade ao funcionário, com possibilidade de realizar algumas tarefas em outros espaços, aumentando a comunicação e a troca de informações.

Esse formato possibilita maior interação entre as pessoas que trabalhavam no mesmo espaço, graças a essa liberdade, mas ainda assim, o modelo era bem diferente do que estamos acostumados hoje em dia, obviamente. As possibilidades que as tecnologias contemporâneas e o avanço nos meios de comunicação nos proporcionam são ainda mais avançadas do que eram nos anos 80, o que nos permite que grande parte das nossas atividades podem ser desenvolvidas tanto no escritório quanto em casa ou em qualquer outro lugar.

Basicamente, até então, o grande benefício dos modelos iniciais de coworking era a redução de custos operacionais. Um benefício que continua existindo até hoje, mas que passou a ser acompanhado por muitos outros. A ideia de Bernard, no fim dos anos 90, foi aperfeiçoar o que antes era feito apenas como uma medida para diminuir os custos das empresas da época, que estavam sofrendo um momento de recessão das indústrias nos EUA.

Foi somente em 2005 que a palavra “Coworking” foi inserida no nome de uma empresa: o San Francisco Coworking. A partir daí, o formato ganhou força e passou a se espalhar pelo mundo. 

É seguro trabalhar em um ambiente compartilhado?

Como falamos acima, para algumas pessoas, ainda há a ideia de que trabalhar em um espaço compartilhado pode não ser vantagem. Por isso, vamos começar desmentindo essa Fake News! Barulho, distração e falta de privacidade são problemas que parecem frequentes em um ambiente como esse. Mas só parecem! 

Quanto à privacidade, além de as salas serem bem espaçosas, o residente tem inúmeros locais para escolher, além de que os maiores Coworkings possuem mais de um andar no edifício.

Sobre o barulho, os espaços compartilhados possuem uma arquitetura pensada para diminuir ao máximo a dispersão do som. Além disso, as salas privativas e salas de reunião, geralmente, contam com paredes com abafamento acústico e ficam em locais mais afastados dos compartilhados.

Quanto à segurança, no Coworking São Paulo, por exemplo, todos os andares possuem câmeras. Na maioria das vezes, Coworkings que  são 24h garantem ainda  seguranças na portaria e segurança sanitária. São locais pensados para trazer apenas benefícios às empresas.

O Coworking na prática

Começando pela infraestrutura,  os ambientes são desenhados para beneficiar o flow das empresas, para que elas tenham como foco a produtividade!

E por falar em produzir, um dos maiores motivos pelos  quais as diferentes organizações buscam um Coworking  é a diminuição drástica das burocracias que, por exemplo, um escritório tradicional demanda.

Você deve estar familiarizado com elas. Internet, limpeza, manutenção, correspondência, portaria, serviços administrativos, entre outros. Todos estes quesitos são administrados pelos próprios Coworkings

Além disso, outros benefícios implícitos também são disponibilizados. São eles:

  • Facilita a produtividade: dificilmente escritórios tradicionais possuem espaços diversificados onde as pessoas possam sentar e apenas focar na produção. Em um Coworking, cada cantinho é pensado para que a criatividade e o raciocínio funcionem sem distração;

 

  • Possibilidade de Networking: a diferença do “momento do café” em um Coworking é que, quando você puxa um assunto com uma pessoa, o assunto não cai apenas no seu ramo empresarial, mas sim com outros tipos de empresas. O Networking pode acontecer a qualquer momento dentro de um Coworking.

 

  • Espaços criativos: você pode encontrar muitos estilos de Coworking. Alguns com estilos mais tradicionais, outros com ambientes que inspiram seus residentes. Claro que sempre há a possibilidade de se contratar uma sala privativa e decorá-la do seu jeito, e há Coworkings que focam  neste quesito. No Coworking São Paulo, optamos por prover um ambiente descontraído, mas que não ofusque a essência das empresas residentes.

 

  • Ambiente preparado: toda a estrutura de um Coworking é pensada para maximizar a produtividade, seja com uma sala de descompressão ou com mesas com cadeiras confortáveis; cada detalhe vale. Sem falar de todos os produtos oferecidos dentro do ambiente compartilhado. Internet de alta velocidade, limpeza, administração de correspondência, segurança, serviços de impressão, café e água à vontade.

É, sem sombra de dúvida, o melhor investimento que uma empresa pode fazer por seus colaboradores e clientes.

Quanto custa trabalhar em um Coworking

Você encontrará diversos preços no mercado de escritórios compartilhados. Em geral, são oferecidos diferentes produtos. Por exemplo, no Coworking São Paulo,  temos planos flexíveis e bastante competitivos. 

Procura um endereço fiscal? Temos. Salas privativas? De qual tamanho? Temos os mais variados. Um Escritório Sob Medida (Built to Suit)? Construímos para você. É só entrar em contato conosco, ou mesmo utilizar a nossa Calculadora de Custos para comparar os custos de uma empresa em um escritório tradicional com um escritório instalado em um Coworking.

Venha descobrir uma nova forma de trabalhar no Coworking São Paulo.