Produtividade parte II | Foque na gestão por processos

Produtividade parte II | Foque na gestão por processos

Tempo de leitura: 2 minutos

Neste artigo, a continuação da reflexão sobre produtividade considerará um outro fator muito importante: PROCESSOS.

Já falamos aqui sobre a importância de olhar para o cliente para o sucesso de uma empresa, lembra? Caso queira conferir esse assunto, é só clicar no link. Bom, mas o que isso tem a ver com processos?

Em resumo: TUDO!

A maioria das organizações mais maduras tem seus processos mapeadospadronizados e otimizados de tal modo a satisfazer, na maioria das vezes, seus clientes internos. Os processos ficam organizados em nichos e a comunicação e fluidez de que uma empresa tanto precisa acaba ficando deficitária.

Quando a gente coloca o cliente como parte dos processos, uma mudança de mentalidade passa a ocorrer. Os processos deixam de ter uma visão de departamento e passam a ser organizados em função da agregação de valor de uma determinada tarefa para a empresa e seus clientes finais. Para aumentar a produtividade e eficiência, todas as atividades que não agregam valor devem ser eliminadas ou automatizadasreduzindo os recursos necessários e, consequentemente, aumentando a lucratividade do negócio.

Dependendo do tamanho de sua empresa, ela pode até ser dividida em áreas de atuação, mas é fundamental que os processos sejam compreendidos de forma integrada. Neste modelo, a supervisão não é realizada pelo “chefe” daquele departamento ou gerente, mas sim pelo “dono do processo”, que é o colaborador que precisa que ele se realize adequadamente para agregar o valor necessário e contribuir para a satisfação do cliente final.

Pense nisso como algo estratégico dentro da sua empresa, que passa a operar como uma sequência de processos chamados de Cadeia de Valor.

Se você concorda com essa visão e deseja focar em sua cadeia de valor, conte conosco como parceiro do seu negócio.

Nós, do Coworking São Paulo, prezamos a excelência em toda nossa atuação. Da qualidade das operações ao apreço pelo atendimento próximo e eficiente, somos inquietos na busca por superar as expectativas e gerar valor percebido.

Entre em contato com a nossa equipe e entenda como podemos lhe ajudar, oferecendo soluções de espaços de trabalho para qualquer estágio do seu negócio.