Como atrair e reter os talentos da Geração Z?

Como atrair e reter os talentos da Geração Z?

Tempo de leitura: 3 minutos

Os empresários do mundo atual enfrentam muitas dificuldades em meio a tantas transformações, quase que diárias. Mas, talvez um dos grandes desafios seja lidar com a Geração Z. Esses profissionais estão entraram no mercado com habilidades e necessidades diferentes das apresentadas pelos seus antecessores, que fazem parte da Geração Y.

A Geração Z compreende as pessoas nascidas a partir de 1996 até 2010, ou seja, são jovens que cresceram em uma sociedade já conectada. São mais ágeis em relação às mudanças e evoluções de mercado e tecnológicas, além de cultivarem valores muito fortes que levam para a vida profissional.

Com essas características, já é possível notar que o trabalho remoto, por exemplo, faz parte do que é natural e estimulante para eles. Nesse cenário, as empresas que estão em Coworkings já largam na frente, pois tendem a ter culturas mais flexíveis, com a valorização do trabalho e do bem-estar de seus profissionais.

Mais que bons salários ou benefícios, esses jovens buscam equilíbrio e valorização profissional. Para eles, feedbacks constantes, avaliação por desempenho, reconhecimento, oportunidade de inovar e crescer são os fatores que pesam na balança e norteiam suas decisões.

Além disso, são pessoas mais preocupadas com a saúde física e mental, diferente da Geração Y, conhecida por ser workaholic ao ponto de prejudicar a vida pessoal. Não é à toa que muitos coworkings, como o Cowroking São Paulo, têm ambientes descontraídos, que proporcionam não somente um ambiente adequado ao trabalho, mas também de entretenimento e relacionamento.

Aliás, o senso de comunidade e diversidade é muito latente na Geração Z. É por isso que, atualmente, tornou-se muito mais fácil encontrar empresas com uma grande diversidade de pessoas. Mais uma vez, neste contexto, o ambiente de coworking estimula esse tipo de relacionamento, que não tolera, por exemplo, qualquer tipo de discriminação.

Em resumo, as empresas que desejam atrair e reter talentos da Geração Z devem estar atentas às transformações tecnológicas e sociais. Pagar não somente um salário justo, mas oferecer outros benefícios, como plano de saúde, vale cultura, horário flexível e um ambiente leve, que estimule a criação de vínculos e a criatividade.

Vale lembrar que os gestores de amanhã, serão os jovens antenados de hoje, mais maduros e que levarão essas características aos seus sucessores.

Na dinâmica moderna, quem não adere às novas tendências, acaba obsoleto. Por isso, perguntamos a você: quer estar à frente e oferecer o melhor em soluções de espaço para o seu time? Entre em contato com a gente!