05 dicas de etiqueta para frequentar um coworking

05 dicas de etiqueta para frequentar um coworking

O Coworking deixou de ser uma tendência e passou a fazer parte da vida de empresários e profissionais. Afinal, as vantagens são muitas : oportunidade de networking, redução de custos operacionais e infraestrutura adequada são alguns dos benefícios de se adotar os espaços compartilhados como seu local de trabalho.

Nesse ambiente, muito propício para a cocriação, networking e troca de experiências, também é preciso seguir algumas boas práticas, de maneira que todos convivam como uma verdadeira comunidade. Então, selecionamos 05 dicas que todo Coworker deve seguir:

Não ao barulho
Se o seu combustível diário é uma boa seleção de músicas, o phone de ouvido é essencial. Por melhor que seja a sua playlist, nem todo mundo ao seu redor está disposto a escutá-la. Se você fala muito ao telefone, utilize as cabines telefônicas, elas foram feitas pra isso. Agora, se você se comunica muito com a sua equipe e não está em uma sala privativa, aproveite algumas horas da sala de reunião ou tome um cafezinho.

Esteja em contato
O Coworking é um espaço compartilhado, portanto, subentende-se que você deve estar em contato com outros profissionais. Isso quer dizer não apenas fazer networking ou buscar informações sobre seus colegas, mas também ser solícito com as necessidades dos demais. Contudo, tenha bom senso. Não prejudique o seu trabalho em prol dos seus colegas, mas também não seja inconveniente pedindo ajuda o tempo inteiro. Dica: sempre leve o seu material de trabalho. É normal esquecer o carregador de celular, por exemplo, mas não torne isso um hábito.

Seja organizado
O espaço compartilhado permite que você tenha espaço para levar seu material de trabalho além do notebook, seja um bloco de anotações, um tablet, um bibelô de estimação, enfim. Contudo, não extrapole os seus limites e não permita que as suas coisas interfiram no espaço do outro. É importante também que você esteja atento ao seu lixo, que é produzido involuntariamente. Use sempre a máxima: “sujou, limpou”.

Não abuse das áreas comuns
Aqui no Coworking São Paulo nós temos áreas comuns muito aconchegantes, mas se lembre que você não é o único/a a atualizá-las. Nós também temos café, chá e água a vontade, o que não quer dizer que o desperdício seja uma prática aceitável. O tempo também é algo importante. Então, lembre-se de ser pontual. Afinal, ninguém gosta de ficar esperando e as salas de reunião, por exemplo, funcionam com hora agendada e é possível que outro grupo use a mesma sala depois de você.

Respeite o senso comum
Em um ambiente compartilhado, saber se relacionar é requisito. Portanto, algumas situações exigem nossa habilidade de resiliência e compreensão, levando em consideração o senso da maioria. O uso do ar-condicionado ou abertura das cortinas, por exemplo, pode gerar algum desconforto. Se a maioria prefere uma temperatura mais fria, é interessante levar um casaco. É importante respeitar os limites dos seus colegas coworkers – se alguém está resfriado ou sofre muito com o ambiente gelado, não seja inconveniente.

Conviver é compartilhar e o Coworking é uma comunidade de pessoas que buscam o melhor para o dia a dia do trabalho e, ao mesmo tempo, um espaço com muitas vantagens e pluralidade de negócios. Que tal colocar em prática essas dicas? Se você ainda não trabalha em um espaço compartilhado, agende agora mesmo cinco diárias gratuitas no Coworking São Paulo. Você se surpreenderá com a nossa infraestrutura e com o quanto nosso espaço pode impulsionar e fazer a diferença no seu negócio.