Produtividade parte I | Home Office

Produtividade parte I | Home Office

Tempo de leitura: 5 minutos

Adotado por muitas empresas durante este período de isolamento social, o Home Office está na lista dos temas do momento. Essa prática é amada por muitos, mas gera muitos questionamentos quando se pensa em “PRODUTIVIDADE”.

Produtividade é a relação entre volume de entregas e recursos disponíveis. Pois bem, dado esse conceito inicial, para começar nossa jornada sobre o assunto, faça uma reflexão:

Quantas atividades você planeja no seu dia ou semana e quantas são efetivamente executadas?

Te deixei preocupado? Pois é, quando eu mesma fiz essa reflexão, percebi muitas coisas: 
– Não estava conseguindo finalizar as tarefas e minha lista de entregas só aumentava.
– Isso me deixava ansiosa e meu nível de stress crescia também.
– Temos que dar conta do trabalho e essa rotina maluca não é um privilégio só seu.

Mas calma, tenho alguns aprendizados que vou dividir com você. Separei três conteúdos que serão divulgados em sequência aqui no blog. Espero mesmo que eu consiga ajudar ou pelo menos despertar alguma inquietação para uma mudança significativa no seu dia a da.

Vamos lá?

Comece com algumas mudanças de hábito!

1- Busque conhecimento
Não se acomode com aquilo que você já sabe. O conhecimento é a chave para a resolução de problemas e situações adversas. Quanto mais se conhece um processo ou uma atividade, maiores são as chances de se alcançar um bom resultado. 

2- Cuide da saúde
Estar saudável e cuidar do seu bem-estar está diretamente relacionado com a sua capacidade de concentração e produção no trabalho. Por isso, mantenha uma alimentação saudável, faça exercícios físicos de forma regular e tenha uma boa noite de sono.  

3- Faça pausas
Segundo Travis Bradberrym, coautor do livro Emotion Intelligence 2.0, fazer pausas de 15 minutos a cada hora de trabalho ajuda a melhorar a produtividade e ainda traz alguns benefícios como redução do stress, aumento da concentração e da criatividade. 

Por isso, respire!

Meditar por alguns minutos pode ser um bom caminho, mas para muitos pode parecer bastante desafiador, principalmente para quem é mais “acelerado”. Recomendo não desistir na primeira tentativa, a sensação de relaxamento pós meditação é tão intensa que te ajuda a ver todos os problemas com a mente mais leve e as decisões que você tem que tomar ao longo do dia passam a ser mais assertivas. Confiem em mim.

4- Aprecie momentos de lazer
Sim, descansar é muito importante. E não estou falando daquele happy hour de quinta-feira que acaba sendo uma extensão divertida do horário de trabalho. Faz parte, claro. Mas o descanso que falo aqui é o de quando você chega em casa ou aquele dos finais de semana. 
Sei que é difícil desligar, por isso, uma dica é: tenha um hobby. Aprenda a tocar um instrumento musical, cante, leia, ande de bicicleta com os seus filhos, aprenda a cozinhar, enfim…tente algo novo. Você pode descobrir uma paixão e uma válvula de escapa para aqueles dias mais agitados.

5- Organização e planejamento
Mantenha um ambiente de trabalho organizado e limpo. Isso te ajuda a ter foco durante o dia. 
Planejar o seu dia ou semana também é uma forma de esvaziar a mente e diminuir a ansiedade. Priorize as atividades que tem menos esforço e alto impacto e delegue sempre que puder. Mas, lembre-se de que, para delegar, você também precisa de tempo para explicar, não se esqueça de considerar isso no seu planejamento. 

Uma dica importante: esteja preparado para mudanças de rota. É comum urgências surgirem de última hora e você precisa estar pronto para essas respostas sem que isso afete a sua sensação de produtividade. Por isso, reorganize seu planejamento toda vez que isso acontecer.

6- Tenha horários para leitura de e-mails
É importante estar conectado, mas se isso de alguma forma gerar mais ansiedade e comprometer o tempo que deveria ser dedicado a uma outra atividade, recomendo escolher horários específicos para isso. Deve fazer parte do seu planejamento diário ou semanal, lembra? Se você estiver com o volume de e-mails não lidos muito alto, separe um tempo maior para zerar essa pendência. 

7- Agenda estratégica
Por fim, procure otimizar o máximo possível sua agenda em função dos seus compromissos externos, priorizando a realização de atividades em um mesmo local para evitar deslocamentos desnecessários. Isso certamente aumentará a eficiência do seu dia. 

Neste caso, também tenho uma dica de ouro:  conte com os espaços compartilhados do Coworking São Paulo para lhe ajudar com a organização estratégica da sua agenda. Temos salas de reuniões com toda infraestrutura que você precisa para fazer aquela reunião de negócios na melhor região de São Paulo (SP), a 5 minutos do metrô Brigadeiro. Temos também espaços de trabalho compartilhados que você pode reservar e utilizar conforme sua necessidade.

Fale com o nosso time e entenda como podemos ajudar você.